15 de setembro de 2010

DOR POR HÉRNIA DE DISCO

A Hérnia de disco é uma das causas de  fortes dores, causada por traumas ao longo da vida, o disco cartilaginoso, que se localiza entre as vértebras  e serve como um amortecedor, sofre uma atividade de impacto e ocasiona compressão dos nervos da coluna.Ela pode se desenvolver após quedas, levantamento de peso, esforço ao levantar-se,  postura no trabalho, sedentarismo ou acidentes.
A Hérnia pode ocorrer em toda região da coluna mas se apresenta mais comumente na região cervical e lombar, não sendo comum no torácicaa pela pouca mobilidade desta área, porém caso ocorra, as vezes passa desapercebida pelo paciente, pois a dor é bem difusa.
Os sintomas além da dor no local podem ser mais específicas de acordo com a região em que ela se localiza.Na Hérnia cervical podem ocorrer parestesias (formigamentos) de extremidades,  rigidez de nuca, ombro e escápula enquanto que na lombar termos uma dor irradiando para o quadril, coxa, panturilha e tornozelo, além da dificuldade de andar e dobrar a coluna.
A Hérnia pode ser tratada sem a necessidade de um procedimento cirúrgico, porém necessita de avaliação para tal.A cirurgia deve ser bem indicada pois as sequelas podem se apresentar desde um problemas de locomoção até impotência sexual.
A acupuntura oferece bons resultados desde a primeira sessão, em casos mais avançados, pode se observar resultados a  partir da segunda ou terceira, porém estas não deixam de obter resposta positiva, tonando a vida do paciente extremamente melhor.
Com o tratamento de no mínimo 10 sessões, sendo 2 vezês por semana, a melhora é bem evidente e o paciente pode ir diminuindo as sessões até seu completo restabelecimento, devendo comparecer ao consultório pelo menos 1 vez no mês, para a manutenção e para evitar o retorno da dor.

HÉRNIA
   IMAGEM FONTE: adoratual.wordpress.com