15 de março de 2009

ACUPUNTURA ESTÉTICA


A acupuntura estética é uma área em ascenção, utilizada para os pacientes que não querem se submeter a procedimentos invasivos, ela age na tonificação da pele e relaxamento dos músculos, com o intuíto de remover rugas como aquelas no canto dos olhos e o chamado " bigode chinês", nome dado a marca de expressão do sorriso.O resultado se expressa desde a primeira sessão e melhora a cada sessão que se segue.

Poderemos ainda utilizar a Acupuntura para sinais, cicatrizes, quelóides, manchas, acne, estrias, flacidez e eliminação de gordura localizada, através do uso da eletroacupuntura, que consiste em conectar um aparelho emissor de estímulos eletricos à agulha, previamente colocada nos pontos locais aonde se quer promover a diminuição desta.A eletroacupuntura atua na gordura diminuindo medidas e promovendo a lipólise (quebra da celula de gordura ).

                                 FONTE DA IMAGEM: http://www.infonet.com.br/saude/ler.asp?id=85313

Associado a estas técnicas ainda serão usados cremes como o de Centelha asiática, que atua como tônico, rejuvenescedor e revitalizante em problemas de pele, cicatrização de ferimentos e manutenção da saúde da mesma.Age também como estimulador da circulação, diurético, antiinflamatório e antibacteriano.


É utilizada ainda a parafina que aumenta a permeabilidade cutânea, também ativa o metabolismos celular e a circulação sanguínea, o que trará maior oxigenação as células e nutrientes para estas através do sangue sendo que uma vez associada a cafeína, também atuará como estimulante, diurética e aumentando a circulação sanguínea e linfática, auxiliando na eliminação das toxinas do organismo.


O Tratamento contempla dez sessões, sendo inicialmente, duas por semana reduzindo-se a uma semanal e posteriormente a cada quinze dias, e a manutenção será realizada uma vez por mês. O resultado depende da resposta de cada organismo, que em linhas gerais não variam muito.


Dra. Sueli Marques

O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO POR VOCÊ?



O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO POR VOCÊ?
Nunca se falou tanto em qualidade de vida, mas ao mesmo tempo em que buscamos esta qualidade, não paramos para analisar como vai nossa vida. Momentos de relaxamento, interiorização, sossego, calma, silêncio, escutar o pássaro que canta o barulho da água que corre a chuva, sentir o vento!Notar as pequenas coisas, os pequenos acontecimentos do nosso dia a dia, apenas para relaxar.
Ouvir o que nosso corpo nos fala, pede, clama em desespero e não ouvimos. Ahh! Se cada parte de nós falasse o que será que diriam?Nossa mente com certeza seria a primeira a dizer:


- Chega de tanta informação.


Nossos olhos com certeza diriam:


- Estou cansado de ler tantos cartazes de propaganda na rua, ver trânsito, de ficar no computador por horas no trabalho e quando chego em casa, penso que vou descansar começa tudo de novo.


O corpo por sua vez é o escravo dessa mente que não para de trabalhar, de receber tantos estímulos e ter que reagir de forma pronta mesmo quando ele não está pronto. Se ele falasse o que diria?



- Não aguento mais correr de um lado para o outro, sem parar para descansar meus músculos, minha coluna, minhas mãos, meus braços, minhas pernas, minhas costas. Ai este pescoço como dói, parece que sempre anda travado, dolorido, nem consigo me mexer. Meus joelhos doem.


Por que não separamos uma hora por dia para pensarmos em nós?Para relaxar, ao som de uma música agradável, bem baixinha. 
Podem ser sons de pássaros cantando, água correndo, o mar, barulho das folhas das árvores.Que delicia..
Pode ter mais ainda associado a isso: uma massagem com óleos aromáticos de algas marinhas, de erva doce, de uva, de tangerina. Massagem e aromaterapia para relaxar e equilibrar as energias os sentimentos e se livrar dos excessos do dia a dia.


Que tal além incluir uma massagem nos pés com óleo aromático, de algas, de flor vermelha, de flor branca, de menta. Essa delicia se chama reflexologia.

Poderemos ainda pensar em associar a tudo isso uma estimulação em pontos chaves do organismo que irão ajudar você a recuperar seu ânimo, se livrar do estresse, das tensões, daquela sensação de “estar ligado na tomada”, do desanimo, do cansaço, da dor, da fadiga crônica, da depressão, pois eles vão estimular substâncias que irão agir no seu cérebro, no centro da dor do prazer, da alegria. Tudo isso utilizando o seu próprio organismo, pois ele pode te ajudar se você precisar, basta acioná-lo.Pedir socorro ao corpo. 


Que irônia o próprio organismo que grita por socorro pode se autorregular.Estes estímulos podem ser gerados por pequenas e finas agulhas da grossura de um fio de cabelo, colocadas na camada superficial da pele por 10 a 20 minutos.É conhecida como acupuntura. Tem medo e agulha? Então vamos trocar por sementes de mostarda, esferas de ouro, prata do tamanho de confeito de doces, que irão ser aderidas ao seu pavilhão auricular (orelha) e ai ficarão por 3 a 5 dias ajudando você a se recuperar.Melhorou?Sem agulhas. Chama-se auriculopuntura.


 Ainda poderemos lançar mão de uma de uma pastilha macia como um algodão de quartzo ou dióxido de silício, elemento abundante na terra que nos acompanha desde nossa infância, portanto uma vez acostumados a ele, nos valeremos de sua presença, não irritante, não invasiva (sem perfurar a pele) para auxiliar no processo de recuperação de nosso organismo. Como?Fixando-o com uma fita chamada micropore, que também não é irritante e nem provocadora de alergias, nos pontos (que fazem parte dos meridianos) para estimular nosso organismo ou até mesmo nos pontos de dor, para saná-las. Continuamos sem usar agulhas. Gostou?Chama-se stiper.Você vai para casa com ele e pode molhar sem se preocupar, enquanto isso, ele estará ajudando você a se recuperar, pois ele é energizador , sedador e regulador.Ela tem o poder de ler o desequilíbrio orgânico e promover a regulação.
 

Gostou do tempo que passamos juntos, então poderemos repetir quando você quiser, neste local agradável que pode ser visualizado nas fotos.Claro que antes de tudo isso, teremos um agradável bate papo, sem tempo para terminar.
 

Espero você! E não se esqueça da pergunta: o que você está fazendo por você?


Dra. Sueli Marques

14 de março de 2009

JORNAL CHINA DAILY - BEIJIN






Acupuntura Chinesa pode tratar 461 doenças, a maioria delas relacionada ao sistema nervoso, segundo uma pesquisa realizada por especialistas do país oriental e publicada neste domingo pelo jornal oficial "China Daily".da Efe, em Beijing.

Fonte: Agência EFE - 15/10/2006

ACUPUNTURA E A EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA

Conforme descreve Penna (2004) o mundo exterior oferece continuamente estímulos em forma de energia aos órgãos e através de um processo bioquímico são transformados em energia interior especifica que está associados e correntes elétricas produzidas pelo movimento de cargas iônicas. Existe uma energia nervosa que pode converter em movimento e expressão, assim como pensamento. Da energia nervosa, em sua forma primária, depende o comportamento, instinto e emoção e está, portanto, em relação com as funções orgânicas e os nervos autônomos.

Conforme Wall e Melzack demonstraram, a transmissão dos sinais nociceptivos depende do equilíbrio entre as atividades de fibras aferentes de grande e de pequeno diâmetro [Melzack R., Wall P. 1965]. Um aumento na atividade das fibras de grosso calibre, obtida com a eletro-neuro-estimulação (ENE), pode bloquear a propagação de informação proveniente das fibras finas para o cérebro. (CARNEIRO, 2001)

“Os mais importantes filetes dessa rede nervosa correm ao longo do que chamamos meridianos e é sobre eles que a maioria dos pontos de acupuntura se situa”. (DE LA FUYE, 1947).

La Fuye apud BORGES, LOPES e RODRIGUES, (2005) aborda juntamente com Soulié De Morant, que quase todos os pontos de excitação elétrica, se sustentam em na teoria embriológica da capa ectodérmica do embrião, que dá origem a pele e ao sistema nervoso, reforçando a concepção dos reflexos viscerocutâneos por meio do sistema nervos.


A acupuntura utiliza-se de Acupontos, sendo a região dérmica onde o corpo mais absorve elétrons. O estímulo cutâneo, que pode ser de várias formas (agulhas, calor, laser, eletricidade), acessa o SNC através do acuponto por meio das fibras nervosas: A-delta (associada a dores agudas e termorecepção, inibem a ação das fibras C); A-alfa e A-delta (ligadas à mecanorecepção); Fibras C (mais profundas, para doenças já instaladas). Mas é por meio dos Meridianos, que estão ligados ao sistema nervoso periférico que os estímulos chegam ao SNC (PINHO, apud SOUZA FILHO, 2006).


Conforme relata ONETTA (2005) a acupuntura não causa apenas um efeito analgésico, ela provoca múltiplas respostas biológicas. Estudos em animais e humanos mostram que o estímulo por acupuntura pode ativar o hipotálamo e a glândula pituitária, resultando num amplo espectro de efeitos sistêmicos, aumento na taxa de secreção de neurotransmissores e neurohormônios, melhora do fluxo sanguíneo, e também a estimulação da função imunológica são alguns dos efeitos já demonstrados.

O TRATAMENTO DEVE BASEAR-SE NO INDÍVÍDUO NÃO NA DOENÇA

Segundo o pensamento clássico chinês, vários fenômenos interrelacionam-se como parte de um padrão. Na Medicina Chinesa, os aspectos mentais, emocionais e doenças físicas estão firmemente relacionados. O indivíduo é analisado como um todo, de forma global, tanto no diagnóstico quanto no tratamento. Baseado nesta concepção, a doença, na Medicina Chinesa, pode significar apenas a observação de um paciente específico, em um tempo específico. Ou seja, o tratamento na Medicina Tradicional Chinesa está baseado mais no indivíduo do que na doença propriamente dita (BENSKY; O’CONNOR, 1996)

A doença é vista como desordens no corpo e o tratamento tem como objetivo regular ou “harmonizar” o corpo adequadamente. Os chineses, então, buscam a harmonia entre o individuo e o ambiente; entre os relacionamentos sociais e naturais. O ideal chinês de saúde é um sentimento positivo, de harmonia e de bem-estar. (BENSKY; O’CONNOR,1996)

Segundo Illich (apud Nogueira, 2003). reafirma ser a saúde como parte de uma totalidade existencial que inclui não só o mundo que nos circunda, e no qual realizamos nossas tarefas e convivemos com as pessoas, como também inclui todo o processo de sofrimento humano e a perspectiva da morte. A saúde, na vigência do sofrimento e da angústia que pode lhe acompanhar, é um modo de lidar com o que somos e podemos ser, e com todas nossas possibilidades de cura, não num mundo ideal, mas no mundo em que estamos aqui e agora. Isto significa que numa compreensão da dimensão existencial da cura temos que enfocar tudo aquilo que lanço mão para lidar com os problemas de saúde que me afligem. Uma compreensão existencial busca apreender quais são os modos principais em que o ser do homem lida com todas essas realidades, existindo não em abstrato (como corpo ou espírito), mas como ser no mundo, junto com as tarefas que têm de desempenhar no seu dia-a-dia e na convivência com seus companheiros de sociedade.

ESSES TEXTOS FORAM EXTRAÍDOS DA MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA DA ABACO- RIO DE JANEIRO, ENTITULADA :
A IMPORTÂNCIA DE SE RESTABELECER O EQUILÍBRIO PSIQUICO DO PACIENTE ANTES DE UM TRATAMENTO FÍSICO DE ACUPUNTURA DA DRA SUELI MARQUES

7 de março de 2009

O FATOR PSÍQUICO

“Do momento em que nasce em diante o ser humano vive de acordo com o modo de se relacionar com o mundo ou com a realidade. Nossa situação existencial, aqui e agora, física ou psíquica, depende de como nos relacionamos com o mundo e da qualidade com que nosso ser reage a realidade.” (BALLONE, ORTOLANI, VANI NETO, 2007)

Com a globalização que invadiu o mundo, os homens se viram invadidos em sua intimidade, tudo é socializado e a conduta padronizada pela crescente pressa do progresso. Somos várias representações sociais em um único tempo, as cobranças da vida e os medos adquiridos pela competitividade nos levam a estarmos a todo o momento apreensivo com o futuro incerto.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) em relatório datado de 1986, afirma que há uma multiplicação de manifestações de doenças decorrentes de desequilíbrios psicossociais, sendo esta a mais freqüente razão de consultas médicas, chegando a cerca de 50% nas regiões mais industrializadas e 25% naquelas menos industrializadas. (MELO FILHO, 1992)

MECANISMOS DE AÇÃO DA ACUPUNTURA

De início, os médicos acharam que o tratamento fazia sentido devido a uma teoria sobre dor chamada "gate control" ("portão do controle"), na qual as agulhas estimulavam fibras nervosas que transmitem impulsos de dor e isso, de alguma forma, interrompia ou bloqueava os sinais de dor mais severos.

A primeira tentativa bem-sucedida de colocar a acupuntura num estudo científico aconteceu em 1976, quando Bruce Pomeranz, um neurocientista da Universidade de Toronto (Canadá), descobriu que ela funciona como um analgésico, detonando a liberação de endorfinas-os analgésicos naturais do corpo. (HORRIGAN, 1996)

Fisiologicamente falando segundo Yamamura e Moraes (1996) “as agulhas de acupuntura agem, principalmente, sobre as fibras nervosas A - delta e C, desencadeando potenciais de ação na membrana destas fibras, para que isso ocorra, é necessário a formação de um potencial elétrico que seja suficiente para a despolarização da membrana da célula nervosa”.

A IMPORTÂNCIA DE SE RESTABELECER O EQUILÍBRIO PSIQUICO DO PACIENTE ANTES DO TRATAMENTO FÍSICO DE ACUPUNTURA

Os componentes psicológicos, bem como suas conseqüências no organismo, são fatores determinantes, a serem considerados, antes de um diagnóstico físico do paciente. Desta forma, se faz necessário avaliar os efeitos da psique, para se estabelecer o equilíbrio psíquico, antes do tratamento físico de acupuntura. Hipócrates e Sócrates na antiguidade já relatam as evidências que o corpo não pode ser separado da mente, portanto assim devemos considerá-lo, na hora de se estabelecer um diagnóstico e aplicar a terapêutica correspondente, pois as perturbações psíquicas podem afetar o organismo de forma a gerar alterações orgânicas importantes, gerando o que denominamos de processo de somatização, aonde a mente agride o corpo e não necessariamente este retornará a sua normalidade, apenas pelo tratamento do soma; ocorrendo se assim for, o “mascaramento” da patologia que sem manterá latente aguardando momento de emergir.